O Grupo Desportivo MPL é oficialmente criado a 08 de Julho de 2004, mas a designação "MPL" e mesmo algumas modalidades já existiam desde 2001-2002. A primeira equipa MPL surgiu por mero acaso. Num torneio de Futsal organizado pela atual direção faltava uma equipa para completar uma série.

 

Tinha de ser criado uma rapidamente e foi dessa forma e como alguns telefonemas de última da hora que se voltou a juntar um grupo de velhos amigos para matar saudades da bola. Pensavam que estavam apenas a se divertir, mas na realidade estavam a fazer algo muito mais importante. Estavam a lançar as bases para criação oficial, alguns anos mais tarde, do Grupo Desportivo MPL tal como o conhecemos hoje.   

 

A entidade que na altura suportou os custos de participação dessa equipa improvisada nesse torneio de futsal foi a MPL – Informática e Serviços.  Daí terem jogado com equipamento e designação "MPL". É neste contexto e com apenas sete jogadores que surge a 1ª equipa MPL no Pavilhão de Almoçagem (Sintra). Do torneio em si,  pouco ou nada há a recordar em termos de resultados desportivos.

 

Não se conquistou um lugar no pódio, mas conquistou-se algo muito mais importante e duradouro. Criou-se o espírito de  equipa, camaradagem e a vontade de vencer que tanto nos caracteriza e que perdura até aos dias de hoje.  

 

 

José Gomes, Coutinho Dias, Pedro Silva (em cima)

Carlos Santos, Jorge Silva e Mario Lopes

 

 

Apesar das datas oficiais anteriormente mencionadas, consideramos que a verdadeira data de criação do movimento e espírito MPL é a 18 de Janeiro de 2000. Nesse dia disputou-se um jogo de futsal amigável no Pavilhão das Olaias em Lisboa entre antigos colegas de trabalho.

 

Estava ainda longe a ideia de criação de uma equipa regular e competitiva e muito menos de um clube, mas apesar disso, o jogo revelou-se absolutamente fundamental para o futuro.

 

Funcionou como "catalizador" pois estavam prestes a se juntar três dos quatro sócios fundadores: Mário Lopes, José Gomes e Paulo Silva. Só mais tarde é que o 4º sócio fundador, João Paulo Saragoça,  se juntou ao grupo.

 

 

Jogo nas Olaias -  18 Janeiro 2000

 

 

Daí, foi um pequeno passo até à criação de uma equipa de Fut 7 e posteriormente a de Futebol. Nessa fase inicial toda a competição se resumia apenas a nível de torneios particulares, mas ambicionava-se algo mais oficial e competitivo. Foi com a oportunidade de jogar nos campeonatos regionais da Inatel que surge a necessidade da criação de um clube organizado, com perspectivas futuras em termos de crescimento e solidez.  

 

 

Ponte de Frielas - 2005

 

 

Em 2004 surge pela 1ª vez a designação oficial de Grupo Desportivo MPL. Nesse ano, o Inatel, normalmente habituado a receber equipas provenientes de grandes empresas, entidades ou multinacionais, acolhe um pequeno clube e uma equipa totalmente desconhecida nos seus campeonatos, mas o “anonimato” durou pouco.

 

Cedo todas a equipas participantes e mesmo a própria estrutura desportiva do Inatel começou a reparar que este clube era diferente, tanto pela sua forma de estar e de se relacionar como pela forma disciplinada e organizada como disputava as competições em que participava.

 

 

Sevilha (Espanha) - 2007

 

 

Foi com naturalidade e crescente integração de novos elementos e ideias que começou a surgir de uma forma organizada em 2005/2006 as restantes modalidades tais como o Atletismo, BTT, Futsal, Ténis e até basquetebol Feminino. 

 

Em suma, desde da sua criação, o G.D. MPL tem vindo e continua a conquistar notoriedade a nível regional, nacional e mesmo além fronteiras, a um ritmo cada vez maior e algo surpreendente para um clube totalmente amador e de poucos recursos financeiros.

 

 

Equipa MPL 2007/08

 

 

O Grupo Desportivo MPL tem e sempre teve como único objetivo, proporcionar aos seus associados e colaboradores as melhores condições de bem-estar em termos desportivos, sem exigir qualquer contrapartida em termos de resultados desportivos. Apenas exigimos disciplina, respeito, colaboração e que nos representem sempre da melhor forma possível e com orgulho dentro das suas capacidades.

 

 

Este é a nosso lema e compromisso!